topo
Água branca: moradores de Codó reclamam da qualidade da água e dizem que problema dura três anos Água branca: moradores de Codó reclamam da qualidade da água e dizem que problema dura três anos
Em uma das ruas do bairro São Sebastião, a água pela manhã, chega branca e a noite, ela falta completamente e só volta no dia seguinte. Moradores alegam que a água também tem cheiro e cor.
Por Werbete | 25/06/2025 - 18h33
Compartilhar no Whatsap

Em Codó, cidade a 290 km de São Luís, moradores do bairro São Sebastião enfrentam há mais de 3 anos problemas com a qualidade da água que sai das torneiras. Em uma das ruas da região, a água pela manhã, chega 'branca' e a noite, ela falta completamente e só volta no dia seguinte.

A aposentada Eunice Silva Lopes, moradora do bairro, explica que tem usado água filtrada para conseguir fazer as tarefas do dia a dia. A situação só regulariza a partir da metade da manhã, onde a água chega com uma cor mais 'limpa'.

"Tô usando a filtrada. Porque essa branca fica muito ruim da gente cozinhar, parece leite e pode ainda fazer mal para a pessoa", diz Eunice Silva Lopes, aposentada.

Os moradores alegam que a água tem gosto de cloro e água sanitária. E sem solução e necessitando da água para sobreviver, a saída é comprar água mineral quase todos os dias. A empreendedora Cassilene da Silva relata que os seus filhos já apresentaram algumas doenças que podem ter relação com o problema.

"Não dá para usar. Porque a água desce branca, de manhã é pior ainda, a gente tem que esperar umas horas mudar de cor para poder usar a água, porque desce horrível. O sabor da água é horrível, com gosto de cloro ou água sanitária. Meus filhos só vivem doente por causa disso e por isso, tem que comprar água mineral, só pode ser por isso", explica Cassilene da Silva.

O Serviço Autônomo de Águas de Codó (SAAE) diz que fez visitas as casas para realizar análises. Segundo o órgão, o que acontece é um fenômeno causado pelo não uso da água por muitas casas ao mesmo tempo.

"Nesse momento, da parte da manhã, é onde o sistema tem menor parte da população consumindo água então a rede está despressurizada. Quando você despressuriza, acontece esse fenômeno. Logo no período da manhã onde começa todas as pessoas usando, a rede volta a operar normalmente e em poucos segundos, a água fica limpa", explica Acácio Siqueira, químico da SAAE.

Questionados sobre o fato da água ter gosto e cor, o químico da SAAE, Acácio Siqueira, explica que o fato é normal e o uso do cloro na água traz benefícios, já que ela fica livre de microrganismos.

Nosso grupo no Whatsapp