topo
Polícia apreende 75 kg de cartilagens de barbatanas de tubarão em São Luís Polícia apreende 75 kg de cartilagens de barbatanas de tubarão em São Luís
Material foi apreendido em um imóvel no bairro Jardim Turu, em São Luís. Segundo a polícia, também foram apreendidos 16 kg de bexigas natatórias de peixes. A prática conhecida como 'finning' é considerada crime ambiental.
Por Werbete | 10/02/2025 - 18h33
Compartilhar no Whatsap

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) apreendeu 75 kg de cartilagens de barbatanas de tubarão e 16 kg de bexigas natatórias de peixes em um imóvel no bairro Jardim Turu, em São Luís. A apreensão aconteceu na quinta-feira (6), mas foi divulgada nesta segunda-feira (10).

As investigações apontam que as barbatanas estavam sendo enviadas para a China e outros países asiáticos. Em média, o valor pago pelos produtos varia entre US$ 200 a 500 dólares por kg. Duas pessoas foram identificadas por envolvimento com o caso, mas ninguém foi preso.

De acordo com a polícia, o material estava condicionado em sacos de fibra e caixas de isopor espalhadas pelo imóvel. Foram encontrados também produtos químicos, anotações com valores e outros instrumentos que apontam que o local era uma base clandestina para beneficiamento de barbatanas e outros produtos de pesca.

O delegado Lúcio Reis, da Delegacia de Meio Ambiente do Maranhão (DEMA), aponta que o crime é caracterizado como finning, que constitui na captura e extração apenas da barbatana, deixando o peixe mutilado, configurando crime ambiental.

O Instituto de Criminalística (ICRIM) foi acionado na operação para apreender todo o material. Ele foi encaminhado para passar por exames nos laboratórios da Perícia Oficial

A polícia diz que após o laudo perícia será possível identificar as espécies que foram mutiladas. Somente em seguida que o material foi liberado para descarte e incineração.

Nosso grupo no Whatsapp