topo
Durante temporal, ônibus atravessa área inudanda na MA-201 e água chega a entrar no coletivo Durante temporal, ônibus atravessa área inudanda na MA-201 e água chega a entrar no coletivo
O caso aconteceu no início da manhã, em um trecho do Rio São João na MA-201, conhecida como Estrada de Ribamar.
Por Werbete | 14/01/2025 - 18h21
Compartilhar no Whatsap

Ônibus atravessa área alagada na MA-201, na Grande São Luís

Durante o temporal que atingiu a Grande São Luís, na madrugada e manhã desta terça-feira (14), alguns motoristas de veículos de grande porte se arriscaram em atravessar pontos de grande alagamento.

Um dos casos que mais chamou a atenção, foi de um motorista do transporte coletivo semiurbano, que decidiu atravessar com o veículo, lotado de passageiros, uma área completamente inundada.

O caso aconteceu no início da manhã, em um trecho do Rio São João na MA-201, conhecida como Estrada de Ribamar, no município de São José de Ribamar.

Durante a travessia, a água chega a entrar no veículo, molhando os pés dos passageiros que estavam na porta do ônibus. Alguns deles ainda reclamam que estão todos molhados.

Por meio de nota, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) informou que está adotando as medidas necessárias para identificar a linha e o operador responsável pelo ônibus, que atravessou o ponto de alagamento na MA-201.

Ainda de acordo com a MOB, após a identificação, a empresa será autuada, uma vez que a Agência de Mobilidade Urbana não permite operações do transporte semiurbano que comprometam a segurança dos passageiros e a preservação dos veículos.

Outro caso de travessia em área alagada foi registrado na Avenida Beira-Rio, também em São José de Ribamar. No trecho, uma carreta cruza uma parte da avenida que está tomada pela água, que chega a formar uma correnteza. E, logo atrás da carreta, um caminhão também decide fazer a travessia.

Acessos bloqueados

Chuvas causam transtornos e impedem acesso a município da Grande Ilha

O temporal causou vários transtornos na Grande Ilha, que abrange as cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Além dos alagamentos, que sempre afetam a área, alguns acessos da região foram bloqueados por causa do grande volume de água na pista e, em alguns casos, pelo rompimento do asfalto.

Na Estrada de Ribamar (MA-201), a água se acumulou em vários trechos, impedindo os veículos de passarem, por causa dos riscos de acidentes e, também, de danos materiais.

Estrada de Ribamar fica alagada após temporal

Na estrada que dá acesso ao bairro Bom Jardim, em São José de Ribamar, parte do asfalto cedeu.

Parte de estrada rompe após temporal na Grande São Luís

Já na Estrada do Cajueiro e Ponte Verde, entre a Estrada de Ribamar (MA-201) e a Estrada da Maioba (MA-202), motoristas e pedestres enfrentaram dificuldades para trafegar, por conta do grande alagamento.

Na MA-202, conhecida como Estrada da Maioba, motociclistas ficaram “ilhados”, por causa da grande quantidade de água na pista, e tiveram que procurar rotas alternativas para seguir para a capital.

Estrada da Maioba alaga após temporal na Grande São Luís

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informou que equipes técnicas estão percorrendo os pontos de alagamento das rodovias da Grande Ilha, nesta terça-feira, em decorrência do grande volume de chuvas que caiu durante toda a madrugada e manhã, transbordando rios e riachos.

Ainda de acordo com a Sinfra, o objetivo é definir os serviços de infraestrutura que serão executados em caráter de emergência para garantir mobilidade e segurança à população.

Previsão é de chuvas em todo o Maranhão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para todo o Maranhão. Os avisos têm graus diferentes de severidade e valem até 10h da terça-feira (14).

Recomendações do Inmet

  • Evite se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda de galhos e descargas elétricas.
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Desligue aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia.
  • Em casos de emergência, mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Nosso grupo no Whatsapp