A Polícia Civil prendeu, na tarde da última terça-feira (20), Francinaldo Freitas da Cunha, o 'Dodô de Panaquatira', que é candidato a vereador em São José de Ribamar nas eleições deste ano.
Francinaldo é o principal suspeito de ter participado da morte da então namorada, Jocenilse de Fátima Pereira Dias, de 32 anos, conhecida como 'Josy Dias', que caiu da moto e se chocou contra uma calçada, no dia 11 de agosto.
Segundo familiares e amigos de Josy, o acidente só aconteceu porque Francinaldo estaria perseguindo a namorada o trânsito, após uma discussão entre o casal que teria acontecido momentos antes, em um bar.
Uma câmera de segurança localizada na Avenida 1 do bairro Tambaú, em Paço do Lumiar, onde aconteceu o acidente, mostra o momento em que Josy passa por um quebra-molas em alta velocidade e depois se choca contra uma calçada, sem capacete. Nas imagens, um carro preto passa ao lado, mas não para e o motorista não presta socorro.
Veja o momento do acidente com Josy Dias
Josy ainda foi socorrida e levada hospital Socorrão II, em São Luís, mas não resistiu aos ferimentos.
"Ela fugiu [do Francinaldo] em alta velocidade, quando o veículo que a perseguia lhe bate chocando contra uma calçada", conta a amiga, Flávia Smith, que afirma que Francinaldo teria agredido Josy durante a discussão no bar, minutos antes. Em seguida, ela tentou fugir do local em uma moto.
Desde então, a polícia começou a investigar o caso e Francinaldo foi preso em uma residência, no Maiobão, na tarde desta terça (20). Em depoimento, ele confessou que dirigia o carro preto que aparece nas imagens e que está no nome de Josy.
Francinaldo, o 'Dodô de Panaquatira', é candidato a vereador em São José de Ribamar pelo partido Solidariedade, que instaurou um procedimento interno de apuração ético-disciplinar.
O g1 entrou em contato com Francinaldo e aguarda retorno sobre a prisão e as acusações da polícia.
Segundo testemunhas, Josy estava em um bar com alguns amigos, no bairro Vila Nazaré, quando o namorado, Francinaldo Freitas da Cunha, conhecido como 'Dodo do Panaquatira', se aproximou e eles iniciaram uma discussão. O motivo seria ciúmes.
Houve briga entre o casal e Josy chegou a ser agredida, segundo testemunhas. Em seguida, ela decidiu ir embora em uma moto, mas foi perseguida por Francinaldo. Em alta velocidade, ela tentou fugir, mas caiu da moto em um acidente em que ela é atingida por um veículo e também bate em um quebra-molas.
No acidente, Josy bateu a cabeça em uma calçada e morreu ao ser atendida no hospital. Ela trabalhava na área do Direito e deixou uma filha de 12 anos.
"Era uma pessoa muito alegre, por onde passava puxava brincadeiras com todos, fazia amizades, era uma pessoa muito calma, não era de briga. Na casa dela, ela queria te tratar como rainha, uma pessoa totalmente dedicada à mãe, à filha e à família quando precisavam", conta Flávia Smith.