Alerta INMET: Umidade do ar pode chegar a 12% no Maranhão e causar riscos à saúde; veja cidades afetadasO Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta sexta-feira (9), dois alertas de baixa umidade e temperaturas acima do normal para 63 municípios do Maranhão. O aviso se estende até as 17h desta sexta.
⚠️🟠 Segundo o alerta laranja, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%. Neste período há risco de incêndios florestais e à saúde. Pode haver também ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
⚠️🟡 Já o alerta amarelo indica que a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20% a partir das 12h desta sexta (9). Trata-se da quantidade de vapor de água presente na atmosfera em relação à quantidade máxima que poderia existir.
➡️ De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a faixa de umidade ideal para o organismo humano situa-se entre 40% e 70%. Quando essa taxa cai para 30%, já se configura uma situação de alerta, com prejuízos evidentes para a saúde.
Tempo seco pode agravar quadros respiratórios; veja dicas para enfrentar a baixa umidade
Tempo seco pode agravar quadros respiratórios; veja dicas para enfrentar a baixa umidade
Tempo seco exige cuidados com a saúde
Tempo seco exige cuidados com a saúde