topo
Operação da PF apreende caixas de Mounjaro por importação ilegal ao Brasil Operação da PF apreende caixas de Mounjaro por importação ilegal ao Brasil
Medicamento é considerado 'mais forte que o Ozempic', mas não faz milagres, e o uso precisa de acompanhamento médico. Operação foi realizada em São Paulo e no Maranhão.
Por Werbete | 30/07/2024 - 18h23
Compartilhar no Whatsap

A Polícia Federal realizou uma operação, no Maranhão e em São Paulo, e cumpriu mandados de busca e apreensão do medicamento 'Mounjaro', por importação ilegal ao Brasil.

O Mounjaro tem sido mais um medicamento que combate diabetes, mas que é usado para emagrecimento e se popularizado no Brasil. É considerado 'mais forte que o Ozempic', mas também não faz milagres, e o uso precisa de acompanhamento médico.

No Brasil, o Mounjaro tem o uso aprovado pela Anvisa, porém ainda não é comercializado no Brasil, sendo que sua importação deve obedecer aos trâmites legais, como o pagamento de impostos.

Investigações

Segundo a PF, as investigações iniciaram com a prisão de um brasileiro, no início de julho, que desembarcou no Aeroporto de Guarulhos de um voo procedente de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que havia feito conexão na Inglaterra.

Desse voo, o suspeito trouxe ao Brasil 32 caixas do Mounjaro e tentou iludir o pagamento de impostos no valor de quase R$ 30 mil, apresentou laudo médico e receitas, que após serem analisados pelos técnicos da Anvisa, foram identificados como falsos, evidenciando a intenção comercial na importação do medicamento.

Após a prisão dele, a PF iniciou a 'Operação Off Label', que cumpriu quatro mandados de busca e apreensão, em residências no Maranhão em São Paulo, com caixas do Mounjaro sendo apreendidas.

Segundo a Receita Federal, só em julho seis pessoas foram presas e 157 caixas do medicamento foram apreendidas.

Nosso grupo no Whatsapp