Uma criança de 3 anos, identificada como Alberth Lorran Sá Souza, morreu engasgada, esta quarta-feira (3), enquanto estava sendo alimentada pela mãe. O caso ocorreu na cidade de São José de Ribamar, região metropolitana de São Luís. A vítima tinha paralisia cerebral.
De acordo com os relatos da mãe à Policia Civil do Maranhão (PC-MA), ao perceber que o filho, natural da cidade de Mirinzal (MA), estava passando mal, realizou de imediato, os serviços de primeiros socorros para tentar desengasgar o menino.
Porém, as tentativas não tiveram resultados eficazes e a mulher não conseguiu socorrer a criança. Alberth foi levado para o Hospital Municipal de São José de Ribamar, onde foi constatado que o menino já estava sem vida.
A manobra de “Heimlich” consiste em um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos.
Faça até 3 tentativas. Se a pessoa não responder ou não conseguir respirar depois disso, ela pode estar evoluindo para um quadro de parada cardiorrespiratória. Peça ajuda!
O Ministério da Saúde lembra que esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente, e os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.