A grande quantidade de lixo espalhado na Avenida dos Africanos, no bairro do Sacavém, em São Luís, tem deixado os moradores incomodados. Eles reclamam que, além da sujeira, o descarte irregular prejudica a saúde de quem precisa conviver diariamente com esse problema.
‘’Na minha rua, pessoas de outros bairros vêm para cá e jogam lixo que eles trazem em carroças, em carros de mão, motoristas sujam e jogam também entulhos de construções", disse Conceição Araújo.
Imagens obtidas pelo g1 mostram lixo espalhado que foi jogado em frente a uma escola pública da comunidade. Papelão, plástico e restos de alimentos são alguns dos itens que são descartados de qualquer jeito pela avenida.
Outro ponto que chama atenção é que na Avenida dos Africanos, próximo à escola UEB Darcy Ribeiro, há um ecoponto que pode receber e dar um destino correto a grande parte desse material encontrado no chão, como plástico, vidro e madeira.
A reportagem do g1 entrou em contato com a Prefeitura de São Luís e solicitou o posicionamento, mas não obteve resposta até o momento da publicação desta matéria.
O descarte irregular pode causar inúmeros problemas, como: A poluição visual da cidade; A poluição do meio ambiente; Proliferação de doenças graves, pois os resíduos podem virar foco de água parada aumentando os casos de dengue, e atrair bichos, como ratos, baratas e escorpiões, que também transmitem doenças.